Os primeiros contatos com o idioma italiano madrelingua

Os primeiros contatos com o idioma italiano madrelingua

29 de outubro de 2018 0 Por metacidadania

No último texto falei sobre as impressões que tive ao desembarcar em terras italianas, mas aquilo era apenas o começo. Nada se compara a primeira vez que você é apresentado a um italiano madrelingua, ou seja, a pessoa nascida na Itália e que tem o idioma italiano como sua língua materna. O choque cultural é realmente muito grande.

No meu caso, não estudei muito antes de viajar, portanto não entendia absolutamente nada do que se falava. E isso é uma sensação muito estranha. Porque, no Brasil, aprendemos e estamos acostumados com o inglês e, quando encontramos um gringo, a estranheza não é tão grande assim. A mesma coisa acontece com a língua espanhola.

Logo nos primeiros dias, fui a um jantar na casa de amigos de meu pai. O dono da casa era nascido na Itália, mas a família tinha um pé no Brasil e ele havia vivido por vários anos em nosso país. Sua irmã também sabia falar o português, mas pelo pouco tempo que passou na por lá, já falava mais em italiano mesmo. Demos carona a ela e ali já comecei a ver que seria bem difícil me comunicar.

Minha suspeita se confirmou quando o marido de nossa amiga chegou. De suspensório e um sapato diferente, Massimo era o nome dele. Assim que ele entrou, já começaram a conversar e aí eu arregalei os olhos e confesso: senti medo. Dentro da minha cabeça eu pensava: meu Deus, eu nunca vou conseguir entender o que eles dizem. Como que vou falar com eles. Não entendo nada.

E literalmente fiquei boiando lá. Não conseguir se comunicar é uma sensação muito estranha, principalmente para um jornalista. Portanto desde já eu digo: estude! Antes de ir para um país cujo idioma você nunca viu, se dedique a, pelo menos, saber algumas frase importantes, além dos óbvios “bom dia”, “oi” e “tchau”. Depois daquele dia, eu prometi a mim mesmo que aprenderia o italiano. É claro que isso não acontece de uma hora para outra, mas cada evolução, cada frase que você entende e consegue responder é uma vitória que não tem preço.

Escrito por

Olá! Meu nome é Eduardo Castellari e sou jornalista de formação no Brasil. Hoje também vivo na cidade de Como, região da Lombardia, norte da Itália. A busca pela cidadania italiana mudou a minha vida e tenho certeza que também vai transformar a sua! Benvenuto i cominciamo questo meraviglioso viaggio!