Decidi mudar os rumos da minha vida

Decidi mudar os rumos da minha vida

4 de outubro de 2018 0 Por metacidadania

Confesso que não demonstrei o devido interesse por minha cidadania italiana durante muito tempo, focado que estava em me tornar um profissional da área que sempre fui apaixonado: o jornalismo esportivo. Formado em 2012, fiz carreira no XV de Piracicaba, clube de futebol do interior de São Paulo. Foram sete anos de experiências incríveis, amizades e aprendizados. Tempos também de turbulências, muita gestão de crises e incertezas que aos poucos me despertaram o desejo por mudanças. Até que, em 2018, meu pai decidiu que se mudaria para a Itália e em março daquele ano embarcou (literalmente de navio) para a Europa.

É claro que fiquei interessado naquele momento em também ir para lá. Com isso, comecei a buscar informações sobre a minha cidadania. Meu pai já tinha conseguido a dele. Foi então que descobri: o meu processo seria relativamente simples e, se fosse feito na Itália, seria concluído em até 90 dias, sendo que isso demora anos no Brasil. Em outro momento, vou contar como toda essa facilidade acabou não acontecendo como eu esperava, mas agora não vem ao caso. O fato é que tinha decidido aproveitar a oportunidade para sacudir a minha vida.

A atitude, porém, não foi assim tão fácil de ter. Além do emprego que já era a minha própria vida e amigos, tenho um relacionamento de seis anos com uma mulher maravilhosa. E aqui vai outra confissão: acho que não lidei muito bem com a situação. Costumo não me abrir muito com as pessoas e isso definitivamente não foi bom para a ocasião. Portanto, fica aqui a primeira dica: converse, pergunte, informe e não tenha medo de dividir as angústias de ter que tomar uma decisão com quem você ama. Isso aumenta as suas chances de acertar e não magoar ninguém.

Feitos os documentos necessários para a cidadania, descobri que teria até seis meses para chegar à Itália, uma vez que a papelada não teria validade no país passado esse período. Sendo assim, embarquei no dia 25 de julho de 2018 rumo ao velho continente. À minha primeira viagem internacional. À minha primeira experiência com outros idiomas. Ao meu primeiro contato com outra cultura.

Enfim, uma grande mudança em minha vida estava acontecendo. Hoje tenho mais consciência de algumas coisas que aconteceram e que vou dividir com você nos próximos posts. Deixe seu comentário, sua pergunta e já pode deixar também uma sugestão de tema que seja de seu interesse! Obrigado pela atenção e ci vediamo a presto!

Escrito por

Olá! Meu nome é Eduardo Castellari e sou jornalista de formação no Brasil. Hoje também vivo na cidade de Como, região da Lombardia, norte da Itália. A busca pela cidadania italiana mudou a minha vida e tenho certeza que também vai transformar a sua! Benvenuto i cominciamo questo meraviglioso viaggio!